A expressão ‘cabeça’ tem vários significados, a começar desde a parte do corpo humano até pensamento ou cargo, graças à amplicação da rede semântica da palavra. Assim, cabeça significa parte do corpo humano, o líder de um grupo e pode ...
A expressão ‘cabeça’ tem vários significados, a começar desde a parte do corpo humano até pensamento ou cargo, graças à amplicação da rede semântica da palavra. Assim, cabeça significa parte do corpo humano, o líder de um grupo e pode até se referir a ideias abstratas como o pensamento e a razão, por instância. Existem também expressões idiomáticas como ‘passar a mão na cabeça de alguém’ ou ‘fazer a cabeça’ entre outros.
Toda esta diversidade semântica da palavra cabeça pode ser explicada através da metáfora e metonímia, que se baseam no experimentalismo, já que o corpo físico é o primeiro contato de todas as experiências humanas.
Nesta dissertação, observaremos a maneira com que o significado da palavra ‘cabeça’ se expande, à luz da metáfora e metonímia, da linguística cognitiva, sem deixar de fazer uma breve comparação com as expressões da língua coreana, que apesar de se esperar que serão muito próximas, apresentam características de formação própria, já que a expansão semântica está sujeito à cultura e realidade de cada sociedade em questão.
A importância deste estudo está também em explicar o mecanismo de expansão da palavra ‘cabeça’ no português brasileiro para os estudantes coreanos da língua portuguesa, já que muitas expressões tem fortes traços culturais e sociais do Brasil. Enquanto os falantes da língua portuguesa como língua materna simplesmente usam estas expressões como tal, elas nem sempre são muito compreensíveis para os estudantes estrangeiros. Assim, a compreensão do mecanismo de expansão semântica, facilitará o aprendizado do português como língua estrangeira.
,韩语论文题目,韩语论文题目 |